quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Os 3 Grandes e o Custo do Plantel

Parte I

Quando se comparam os Investimento em Jogadores nos Clubes de Futebol e em especial dos 3 grandes é habitual misturarem-se várias fontes de informação, clubites, diferentes períodos de tempo, etc.


Os números oficiais declarados por cada SAD nos Relatório e Contas são factuais.


O custo de aquisição de um Jogador não é contabilizado no momento da compra mas diluído no tempo, a forma de comparar os 3 grandes é pelo custo anual assumido em contas em cada época.

Quando existe uma contratação de 20M com contrato de 5 anos acaba por ser reportado como custo apenas 4M por ano. 

É esse o valor que as SADs assumem e é o método que irei utilizar de forma igual para os 3 grandes. As suas contas oficiais publicadas.


Fica claro que quem Desinvestiu na realidade foi o SCP de Bruno de Carvalho

Confirma-se o SCP tem o menor investimento no Plantel e por Larga margem dos 3 Grandes




O SLB mesmo após a saída de Jorge Jesus continua a sua escalada em valor nas aquisições.

Nada como a visualização gráfica

O SLB foi quem mais gastou em compras nas últimas 4 épocas e novamente este ano 2016/2017, como ficará demonstrado na apresentação anual de contas com novo recorde.

Este ano de 2016/2017 o SLB já tem mais 50M em compras de jogadores em Julho/Agosto dos quais ainda não reportou qualquer custo.

E pelo R&C também se sabe que ainda falta assumir como custos nas contas cerca de 120M de aquisições.

O FCP tentou acompanhar o investimento colossal do SLB no Plantel, mas com menos receitas correntes e maior défice corrente o aumento dos custos totais não foram compensados com aumento suficiente das receitas extraordinárias sendo agora obrigado a contrair e a vender desesperadamente activos, o que levará à diminuição qualidade do plantel.

O SLB Continuará a ser, nos próximos anos, quem gastará mais no Plantel de Futebol e por larga margem mesmo que passassem a investimento Zero nos próximos anos.

O que fica demonstrado é que todos os anos o FCP e SLB investiram 3 e 4 vezes mais no Plantel do que o SCP de Bruno de Carvalho e o mesmo se mantêm esta época e como tal o SCP é o Plantel mais barato e continuará a ser.



continua.....

8 comentários:

  1. Quando na introdução dizes que um jogador que custa 20M com um contrato de 5 anos tem uma amortização/custo de 5M ano fica rudo dito quanto á tua qualidade matemática... É que na minha terra uma amortizaçao/custo anual de 5M vezes 5 anos de contrato daria 25M, mas para ti dá 20M. É o mesmo tipo de matemática que faz passar dos 18 para os 22 títulos quando nao ganham nenhum há 14 ou 15 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, corriges o texto e ainda insultas... És o maior da tua rua!!! Que vale existe prtscreen se preciso fosse. ;-)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. teve razão na observação. o Modo e a forma não era necessário.
      O exemplo inicial seriam 4 anos contrato. Estava corrigido mas não ficou actualizado. mas relativo à análise tem alguma discrepância???

      pode imprimir e confirmar.

      o resto da sua observação não faz parte do tema. preocupe-se com a contabilização dos seus títulos. eu não fiz nenhuma referência esse tema

      Eliminar
  2. Tem toda a razão e lamento a forma. Qt ao resto do estudo nao posso nada indicar. O grafico por si só nada quer dizer. Quais os dados (i.é. Quais os jogadores comprados em cada época? Por quanto? E por quantos anos de contrato?) q ao estudo em si, não é nem pode ser conclusivo devido ao facto de o sporting ter no plantel inúmeros jogadores provenientes da formação ( por falta de capacidade financeira para atacar o mercado) o que desvirtua contabilisticamente a análise. Acima de tudo acho que deverias colocar a listagem do investimento nestas 4 ultimas épocas.
    Qt á contabilização dos "meus" títulos Tou descansadíssimo (ao contrario da saúde financeira do meu clube) e nao, nao sou vermelho, pelo que e ja sem contar com títulos nacionais nos últimos 3 anos, somos de longe o clube com o maior e mais vasto palmarés (exceptuando a extinta taça das taças, ja conquistamos tudo o que havia p conquistar. E continuamos a querer mais. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por ter corrigido a forma.

      os dados foram indicados. a fonte são os R&Cs de cada SAD.
      é factual. Rubrica Amortizações/Imparidades.

      poderei colocar os dado,mas a intenção era perceber-se certas dinâmicas em vez de discutir mais euro menos euro

      não é necessário individualizar as aquisições, porque nem todos os 3 Grandes declaram todas de forma individual, nem o seu custo e seus custos associados.

      Não o fazem também para Prémios de assinatura e muito menos Prémios de renovações. Logo só pode ser feita pelo custo global assumido anualmente.

      O facto de se ter jogador da formação desvirtua contabilisticamente o Custo anual de Investimento no Plantel??

      Nem pode até porque os dados apresentados não só incluem o custo de passes de jogadores como Prémios de assinatura, Prémios de renovação, etc

      A Análise é ao custo anual em contas por cada SAD.

      relativo aos títulos que mais uma vez não são para aqui chamados, mas também podiam estar melhor contabilizados a meu ver (Campeão de Portugal em vez de Campeonato Experimental) mas não é tema para aqui , aqui só contas e não tendo também feito referência a cores todos são bem vindos desde que com elevação.

      e sim a saúde financeira do seu clube não é motivo de regozijo para mim pelo contrário, encontro é demasiadas semelhanças com um passado recente do meu clube e acho que não é "aceitável" o rumo "risco" continuado. mas tem essa análise aqui por mim feita aqui.

      Eliminar
    2. se quiser espreitar sobre o Risco Financeiro também do seu clube.

      https://guardiaodadiagonal.blogspot.pt/2016/10/o-risco-financeiro-do-scp-cada_22.html

      Eliminar